sábado, 23 de outubro de 2010

Messi marca duas vezes e garante vitória do Barça

Fora de duas rodadas por conta de uma lesão no tornozelo, Lionel Messi novamente decidiu a favor do Barcelona: repetiu a dose da última quarta-feira, pela Liga dos Campeões, e fez dois gols em mais uma atuação segura dos catalães na vitória sobre o lanterna Real Zaragoza, por 2 a 0, neste sábado, no estádio La Romareda, pela abertura da oitava rodada do Campeonato Espanhol. O craque argentino chegou aos cinco na competição, mas não conseguiu se aproximar de Cristiano Ronaldo na tabela de artilheiros por conta de uma atuação de gala na goleada do Real Madrid contra o Racing: o astro português marcou quatro vezes e já atingiu a casa dos dois dígitos, com 10 tentos.

O resultado mantém os 100% de aproveitamento longe do Camp Nou e leva o Barça para a provisória segunda colocação, com 19 pontos, mas o Villarreal e Valencia, adversários diretos, ainda entram em campo na rodada. O Zaragoza permanece em último, somente com três pontos, e visita o Valencia na próxima rodada. Já o Barcelona recebe o Sevilla, no Camp Nou.
 
'Em casa', David Villa ajuda Messi a brilhar

Quem tem Daniel Alves, Iniesta, Messi e Villa em um mesmo time não pode se queixar de nada. Nem do desfalque de Xavi, ainda se recuperando de uma lesão no tendão de Aquiles. O volante espanhol sempre faz falta por sua qualidade nos passes diretos, que furam qualquer defesa, mas o Barcelona novamente soube se virar bem sem ele.

O atacante David Villa tinha uma motivação extra. Ele retornava ao estádio onde começou sua carreira na elite do futebol espanhol, em 2003, aos 21 anos. E foi fundamental para a sexta vitória do Barça, ao dar a assistência na medida para o quarto gol de Messi no campeonato, aos 41 do primeiro tempo. O espanhol arrancou, puxou a marcação e deixou o argentino livre para completar de esquerda, com toda a sua categoria. Antes, no entanto, os catalães já haviam martelado a porta do Zaragoza em quatro, com Villa, Messi, Pedro e Daniel Alves.

A situação dos visitantes ficou ainda mais facilitada logo no primeiro minuto da etapa final. Ponzio deu um tapa na orelha de Daniel Alves fora do lance e acabou expulso graças ao árbitro assistente, que viu o lance com atenção. O segundo gol passou a ser mera questão de tempo.

Aos 15, Villa lançou Messi por cima da zaga. O atual melhor do mundo pegou de direita, e teve o rebote do goleiro, mas não aproveitou. Como sua margem de erro é pequena, não perdoou no lance seguinte, aos 20. Pedro cruzou da esquerda, Keita desviou e Doblas fez grande defesa. Iniesta tentou, a bola respingou na zaga e sobrou à feição para a canhota de Messi: 2 a 0.

Com a vitória nas mãos, o Barcelona se limitou a fazer o que sabe melhor: tocar a bola. Houve tempo ainda para Villa carimbar a trave, aos 41, mas o destino já estava selado: era mais um dia de Messi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário